Falecimento do jornalista Nildo Carlos de Oliveira

De: Paulo Helene <paulo.helene@concretophd.com.br>
Data: 27 de janeiro de 2017 14:50
Assunto: Falecimento do jornalista Nildo Carlos de Oliveira
Para: Diretoria2016 <Diretoria2016@ibracon.org.br>, Conselho2016 <Conselho2016@ibracon.org.br>, Arlene Regnier de Lima Ferreira <arlene@ibracon.org.br>, Fabio <fabio@ibracon.org.br>, Iria – Abcic <iria@abcic.org.br>

Nildo foi sempre um batalhador a engenharia civil de qualidade e muitas vezes teve de equilibrar-se com maestria e diplomacia entre os diferentes interesses do setor.
Consciente do papel social da engenharia civil sempre apoiou e valorizou as atividades do IBRACON tendo inclusive comparecido a nossos Congressos.
O amigo Alvaro Santos redigiu linda mensagem que eu sincera e emocionadamente endosso e copio abaixo.
Que seu exemplo de humildade e diplomacia inteligente siga nos lapidando na vida pessoal e profissional.
Meu grande respeito e saudade.

Prof. Paulo Helene
Diretor

tel.:  55-11-9-5045-5562  ou  tel.: 11-2501-4822
Rua Visconde de Ouro Preto 201 São Paulo  SP 01303-060
paulo.helene@concretophd.com.br
www.concretophd.com.br   &   www.phd.eng.br

———- Mensagem encaminhada ———-
De: Alvaro <santosalvaro@uol.com.br>
Data: 27 de janeiro de 2017 10:33
Assunto: Falecimento do jornalista Nildo Carlos de Oliveira
Para: Alvaro <santosalvaro@uol.com.br>

Soube agora pela manhã do falecimento de um grande amigo e parceiro, o eminente jornalista Nildo Carlos de Oliveira. Conhecemo-nos por ocasião do episódio do colapso da Estação Pinheiros da Linha 4 do Metrô paulistano, quando, ainda trabalhando na O Empreiteiro, ajudava e estimulava a todos que, para o bem da Engenharia brasileira, se esforçavam em compreender e exigir um transparente debate técnico sobre tão grave acontecimento.
Com passagens e realizações em vários órgãos da imprensa brasileira, Nildo dedicou nos últimos anos especial atenção ao universo da engenharia brasileira, sendo editor e consultor editorial por muitos anos da revista O Empreiteiro, onde produziu matérias e reportagens memoráveis. Depois de tanta dedicação e doação de experiência foi inexplicavelmente demitido dessa revista, o que o abalou profundamente. Refugiou-se em sua atividade de escritor de obras ficcionais e memoriais. Seu último livro lançado foi “O mestre da arte de resolver estruturas – a história do engenheiro Bruno Contarini”. Humanista que era, foi nessa atividade literária um grande contista e romancista. Ganhei de suas mãos um livro seu magistral, Olho por Olho. O querido amigo alagoano Nildo era quadro integrante da União Brasileira de Escritores (UBE).
Muito triste o passamento do Nildo, a Engenharia brasileira, e em especial a Engenharia Geotécnica e a Geologia de Engenharia brasileiras, perdem um de seus maiores parceiros na imprensa e nas atividades associadas ao tema. Recentemente, juntamente com o colega Alberto Sayão, promoveu uma caravana de debates sobre o desastre ambiental da mina da Samarco.
Perco um grande companheiro, uma das amizades que mais me acrescentaram ao espírito. Que as lembranças que guardaremos do Nildo nos impulsionem no sentido de sua coerência humana, de sua competência e de sua brasilidade.
Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos

 

29.03.16 – Nildo Oliveira é desligado da revista O Empreiteiro

Nildo Carlos Oliveira, que tem quase cinco décadas de experiência na área da engenharia, foi recentemente desligado dos quadros da revista O Empreiteiro, publicação na qual esteve durante muitos anos, primeiro como editor e depois como consultor editorial. Sua saída coincide com a conclusão da biografia do engenheiro Bruno Contarini, de sua autoria, intitulada O mestre da arte de resolver estruturas – a história do engenheiro Bruno Contarini, lançada no início do mês, no Rio de Janeiro. Ele diz que passa agora a dedicar-se mais às suas obras de ficção e ao trabalho de elaboração de outros livros na área da engenharia.