ABECE a Oscar Niemeyer

aece
“Cada um vem, conta sua história e vai embora.”
Oscar Niemeyer

Niemeyer talvez tenha sido o não engenheiro (arquiteto) que mais influenciou, fomentou, valorizou e impulsionou o desenvolvimento de nossa área de Projeto Estrutural. Com centenas de obras de arte projetadas, tirou o sono de uma legião de “Calculistas” que tiveram que superar e se reinventar para, com soluções as mais inovadoras e arrojadas possíveis, tornar cada um desses sonhos em realidade.
Por esse e muitos outros motivos, Oscar Niemeyer foi agraciado, em 2007, na gestão do nosso visionário e saudoso Braguim, com o título de Personalidade da Engenharia Estrutural em homenagem ao seu centenário.
Título esse que eu tive o imenso privilégio de assinar e furtivamente, antes da entrega, como um fã que não mede consequências, escanear, emoldurar, e transformar num quadro!

jfh

Entrevista gravada com Oscar Niemeyer em 2007 e projetada no 10º ENECE – Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural

O vídeo da entrevista gravada com ele na presença dos engenheiros Bruno Contarini, Justino Vieira e José Roberto Braguim ficou‐nos como um presente:

 (http://www.abece.com.br/web/abece_tv/index_niemeyer.htm).

Hoje, nossa classe está num patamar muito superior a como estava há um século, escada essa que teve muitos de seus degraus construídos pessoalmente por esse gênio da arquitetura brasileira.

Oscar Niemayer:

“Você não veio, contou a sua história e partiu”

Você escreveu um compêndio, uma enciclopédia.
Você escreveu e se inscreveu nos anais da História da Engenharia Brasileira e Mundial.

Oscar Niemeyer não partiu, seu legado é inquestionável e para sempre!

Jefferson Dias de Souza Junior
Vice‐Presidente de Tecnologia e Qualidade
ABECE